Convictos de que sem Jesus nada podemos fazer (Jo 15,5c), vendo seu exemplo de mestre, manso e humilde (Mt 11,29ss) sempre em diálogo com o Pai (Mc 1,35) e obedientes as orientações da Santa Igreja sabemos que devemos estar preparados “mediante uma vida verdadeiramente evangélica, com muita paciência, longanimidade, suavidade, caridade sincera (II Cor 6,4ss), ao ponto de darmos testemunho do Senhor até a efusão do sangue, se for necessário”.[1] Portanto, temos plena consciência, diante dos novos desafios da `Evangelização e Missão Profética da Igreja’[2] que para alcançarmos o êxito em nossa missão, necessitamos de uma autêntica e eficaz formação, madura espiritualidade e uma boa organização. Com esta visão eclesial dividimos também nossa formação espiritual como zela o Ad Gentes.
Todo este trabalho formativo tem como nome: SERVIÇO DE FORMAÇÃO BENTO XVI. Com o objetivo principal de combater o secularismo, modernismo e buscar fundamentar os membros da associação na fé da Igreja Católica ou dentro de uma formação moral católica; fomentando a filosofia escolástica e a patrística;
Nossas atividades serão voltadas para a formação cristã, sobretudo no âmbito da defesa da Igreja Católica colaborando com a Verdade (Cooperatores Veritatis) que nos liberta e salva. Os membros do apostolado de leigos estarão fundamentados nos ensinamentos do catecismo, nos ensinamentos dos santos padres e doutores da Igreja, especialmente Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino e dos documentos papais e conciliares.
Buscar-se-á uma fé madura longe de qualquer sentimentalismo desordenado ou imanente. Além disso, se valorizará e incentivará a cultura: o conhecimento de uma literatura que engrandece as experiências intelectivas; uma boa música que eleva a alma e; uma boa arte que engrandece o próprio ser humano. Os membros não se contentarão em fazer parte simplesmente de um grupo ou somente ter conhecimento de uma doutrina e uma moral. Mas seguirão com amor e zelo tendo consciência do seu encontro definitivo no juízo final diante do Justo Juiz.
Receberão formação adequada e sólida, passando primeiramente por um GRUPO EXPERIMENTAL com no mínimo um ano de formação básica com as seguintes temáticas principais: Curso sobre o Credo, História da Igreja, Eclesiologia, Pneumatologia, Mariologia, Cristologia, Liturgia e Curso Bíblico. Recordando sua própria formação querigmática (primeiro anúncio) em retiros pessoais e comunitário. Além de indicações dos conselheiros para estudos pessoais. Todavia, será adotada uma didática diferenciada e com uma face própria. Após esta fase, aquele que faz a experiência estará discernindo se deseja ou não adentrar na associação, recebendo o envio com aprovação do Bispo e dando continuidade aos serviços e ensinamentos.
Ademais, o discipulando estará por vim se comprometendo com os votos de PERTENÇA e adentrará solidamente na formação permanente, agindo também através dos diversos braços de serviços da associação. Sendo um membro de pertença, gozará de todos os benefícios práticos do IMPF e deverá prontamente estar à disposição da missão e vida fraterna, cremos que a partir daqui estejam já exercitando e experimentando a virtude da amizade em Cristo. A partir da segunda fase o discipulado dará entrada na formação permanente, ou melhor, perpétua. Neste presente momento serão aplicadas formações com temáticas diversas como. Dentre elas: DEEM[3] Teologia Fundamental, Antropologia Teológica, Sacramentologia, Escatologia, História da Igreja, Introdução á Missiologia, Teologia Moral e Patrística.
[1] Ag 24 pág. 59
[2] CNBB doc. 80
[3] Documento de Estudo e Envio Missionário, que é documento interno do Instituto Missionário Porta Fidei