Quem Somos

A Associação privada de fieis sob o título de São Vicente de Lérins, nosso patrono, também denominada por seu nome “fantasia”: Instituto Missionário Porta Fidei é uma obra inspirada por Deus para os nossos tempos e os vindouros.  Fundada oficialmente em associação de fato em 05 de janeiro de 2014, na verdade, já caminhava em discernimento desde 2006, e somente depois de quase oito anos, com a união de um grupo de amigos e fies leigos da Arquidiocese de Manaus foi que se tornou concreta. O ano de 2013 foi marcado pelo principal período de discernimento, e depois de um ano de diálogo e oração, sentiram-se eles compungidos no íntimo de que era o próprio Espírito Santo quem lhes falava. Assim, os jovens leigos: Cláudio Cássio, Glauber Ferreira, Paulo Jorge, Igson Mendes, Ivaníldo Maciel e Pietro Augusto, começaram a desejar esta unidade, e com a bela e inspiradora confiança dos amigos hoje este instituto é um acontecimento temporal. E tudo para maior glória de Deus!

Nosso objetivo principal é promover o crescimento espiritual, doutrinário e missionário de seus membros, aos quais carinhosamente chamamos de “porteiros”.

Falar da nossa vocação como associação católica é essencialmente arremetermos ao nosso carisma[1], que inspirado por Deus ao coração de nossos fundadores exprime-se primeiramente no crescimento da fé, dos estudos doutrinários e do serviço eclesial missionário. Esse carisma nos impele a profundas reflexões para a santificação pessoal e comunitária.  Longe de ser limitado a um momento especifico se trata na verdade de uma adesão na vida a sempre honrar o nome de Deus e Servi-Lo em Espírito e em Verdade.

Nossa espiritualidade é essencialmente Contemplativa e ao mesmo tempo Carismática isto significa dizer que desejamos sempre praticar o Silêncio e a Adoração, sem deixar de colocar os dons carismáticos efusos em prática, de forma prudente e madura, seja para evangelizar, salvar ou santificar a humanidade. Seguindo esses pilares, somos levados a via da interioridade (do exterior para o interior e daí para o alto, no encontro profundo com Cristo Mestre Interior); a vida em comunidade, com um destaque especial ao valor da amizade, e por fim o serviço à Igreja onde ela mais necessitar.

A missão particular do servo (a) deste instituto é fazer com que o povo de Deus esteja bem disposto ao crescimento da fé, ajudando-os a serem conhecedores em plenitude das graças recebidas nos sacramentos, do conhecimento da Igreja e da vida de oração e contemplação. O centro (Cristo, a liturgia, a Escritura, a Igreja e Maria), os pilares (a pessoa, o Amor, a Verdade, a Beleza e a esperança) e a dimensão prática (anúncio e missão).

[1] Aqui, o termo Carisma entende-se não por um carisma fundacional, mas apenas como uma identidade de serviço da própria associação.